3 passos infalíveis para criar o hábito da leitura nas crianças

3 passos infalíveis para criar o hábito da leitura nas crianças

Ler é uma atividade que estimula diversas áreas do cérebro, sendo muito importante para o desenvolvimento intelectual da criança. A leitura estimula o raciocínio, a memória, a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação.

Assim como hábitos de organização e limpeza devem ser introduzidos desde cedo, a leitura também deve. Quando aprendemos a realizar essas atividades na infância, elas se tornam mais fáceis ao decorrer do tempo, podendo até ficar “automáticas”. 

Por outro lado, se deixarmos para incentivar habilidades importantes só quando os filhos forem mais velhos, elas serão muito mais difíceis. Por isso é tão importante saber como incentivar a leitura de livros desde cedo.

Ainda mais nos dias de hoje que todos estão tão conectados nos aparelhos eletrônicos, nada melhor do que resgatar uma atividade tão especial e saudável para a mente, não é mesmo?

Então continue acompanhando o texto para saber, de uma vez por todas, como fazer criança ler mais!

  • Estabeleça uma deixa 

Especialistas e estudiosos do processo de criação do hábito, presentes no best seller O Poder do Hábito, explicam que o loop do hábito é formado por três etapas: deixa, rotina e recompensa. 

Basicamente, trata-se de um mecanismo desenvolvido pelo nosso cérebro para transformar as atividades em um hábito, precisando de cada vez menos esforço para realizá-las. Por exemplo, nós não precisamos pensar muito para escovar os dentes, não é mesmo? Porque de tanto fazermos isso, nosso cérebro se habituou e entrou praticamente no automático.

Entendendo como funciona esse loop, fica muito mais fácil saber como fazer a criança ler mais, introduzindo esse hábito em sua vida. 

Primeiro, vamos entender o que é a deixa: a deixa é aquilo que manda para o cérebro a mensagem de que é hora de realizar determinada atividade. Por exemplo, se você tem o costume de escovar os dentes antes de dormir, depois de colocar o pijama, a deixa é colocar o pijama.

É importante entendermos isso para saber como incentivar a leitura de livros. Os especialistas dizem que para o hábito funcionar é preciso ter uma deixa bem definida. Por exemplo, determinar que todo dia, tal horário – depois do almoço ou janta – é hora de ler, nem que sejam poucos minutos (que podem aumentar com o tempo). A deixa será o fim de uma dessas refeições diárias, preferencialmente com um horário específico.

Se essa deixa não for bem específica, é provável que a atividade seja esquecida durante o dia a dia e dificilmente se tornará um hábito.

  • Organize os fatores externos e mantenha  a rotina

Os estudiosos explicam que depois da deixa, vem a rotina, que é a atividade em si, reproduzida quase que automaticamente depois que o hábito se instala. Porém, eles pontuam que a rotina é extremamente delicada, e depende de fatores externos.

Por exemplo: algumas pessoas têm o hábito de, no caminho de volta do trabalho, sempre passar no McDonald’s para comer um sanduíche. Porém, caso a franquia deixe de existir naquele endereço, dificilmente a pessoa irá se deslocar até outro McDonald’s para comer.

Da mesma forma acontece com o hábito da leitura (e qualquer outro hábito): é preciso manter sempre o mesmo esquema. 

Considere alguns pontos:

  • Cantinho da leitura

Criar um cantinho da leitura é muito importante, porque a criança precisa estar confortável para querer passar um tempo ali e se concentrar na atividade. Além disso, ela terá um lugar específico para ler, o que é ótimo para fazer o hábito funcionar.

Sendo assim, invista em um pufe, cadeira, sofá ou mesa de atividades para que a criança possa ler, o que for mais confortável para ela.

  • Pense na iluminação

Janelas abertas (deixando o local arejado) e iluminação natural são as mais indicadas para leitura. Outra opção é a luz branca, ideal para a concentração. Já a luz amarela é indicada para uma leitura antes de dormir, porque ela proporciona a sensação de relaxamento.

Uma dica é usar luminárias infantis para auxiliar na iluminação. A Cadô conta com opções maravilhosas e lúdicas, confira algumas:

Luminárias infantis da Cadô Design

Imagem de como as luminárias infantis da Cadô ficam expostas

 

  • Invista em uma boa organização

Ninguém gosta de realizar atividades em lugares bagunçados e poluídos visualmente, certo? Os pequenos também não, mas muitos pais têm dúvida na hora de decidir como organizar livros em casa.

A Cadô tem algumas dicas: deixar os livros bem acessíveis, organizá-los de forma que fiquem expostos o tempo todo e utilizar itens lúdicos, que despertem a atenção da criança.

Inspire-se com os porta-livros e prateleiras da Cadô:

como organizar livros infantis com as prateleiras da cadô! Organizando quarto infantil com porta-livros e prateleiras da Cadô

A dica essencial de como organizar livros infantis é permitir o acesso livre ao livro, para que ela possa pegar, manusear, cheirar, e levar para onde quiser, conseguindo facilmente guardar depois. 

  • Ofereça livros adequados

Um dos fatores principais na hora de pensar como incentivar a leitura de livros é pesquisar quais são indicados para cada faixa etária. Procure um livro leve, interessante e de acordo com a capacidade de seu pequeno ou pequena. 

Procure saber que tipo de narrativa, história e personagens mais agrada seus filhos e invista neles. Claro, preocupando-se também em assegurar que o conteúdo é adequado.

  • Dê o exemplo e esteja presente!

Dependendo da idade do seu pequeno ou pequena, leia junto com eles ou para eles. Conforme eles crescerem, vão passar a realizar a atividade sozinhos.

É importante ressaltar que os pequenos se inspiram nos pais, então é interessante que você, mamãe ou papai, também tenha esse hábito. Lembre-se de demonstrar que ler é legal e prazeroso, e eles vão querer copiar.

  • Crie uma recompensa

Para selar com chave de ouro o loop do hábito, o momento da recompensa é essencial: é ela que faz todo o ciclo funcionar. As pessoas, por exemplo, fazem academia imaginando a recompensa da endorfina e do corpo definido; trabalham pensando no crescimento profissional e no dinheiro, e assim por diante.

Sendo assim, defina uma recompensa para a criança depois que ela ler, isso será um super incentivo. São várias opções: um brinquedo ou um tempo a mais para brincar antes de dormir, um filme, um chocolate ou o que preferir. 

Dessa forma, sempre que a criança for ler vai ficar feliz e motivada por saber que terá sua recompensa depois, fora a recompensa que a própria leitura proporciona.

 

Conte com a Cadô Design!

Esperamos que as dicas tenham te ajudado a entender melhor como incentivar a leitura de livros e como organizar livros infantis. Conte com a Cadô para montar o cantinho de leitura perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *