Organizar quarto de criança pode não ser tão complicado, mas muitas vezes, na pressa do dia a dia, acabamos cometendo alguns erros que podem afetar diretamente a rotina da criança e seu bem-estar.
Muitos não consideram isso, mas uma organização adequada, funcional e versátil tem o poder de transformar o cotidiano dos filhos, deixando-os mais motivados, inspirados e dispostos a realizar seus afazeres.
Às vezes, o quarto até está organizado, mas tem muita poluição visual, por exemplo, o que leva a criança ao cansaço. Em outros casos, pode estar muito clean, o que dá uma sensação de vazio.
Também acontece de muitos dos papais não investirem nos itens corretos de organização que farão toda a diferença no quarto.
Para te ajudar a acertar na organização do quarto dos seus filhos, listamos aqui 5 principais erros para você não cometer de jeito nenhum!
1 — Tentar colocar tudo dentro do armário
Um erro muito comum é achar que apenas o guarda-roupa ou um único armário serão suficientes para organizar o quarto. Sem dúvidas, conforme a criança for crescendo, o espaço ficará muito escasso, porque as roupas e sapatos ficam maiores, os materiais escolares aumentam, os brinquedos se multiplicam e por aí vai.
Mas a questão principal não é nem o tamanho, mas a funcionalidade. É muito importante fazer uma organização funcional, em que os itens fiquem organizados de forma harmônica e permitindo que a criança os acessem facilmente e instintivamente.
Para isso, itens de organização adequados são indispensáveis. Separamos alguns itens importantes que você precisa ter para organizar o quarto da criança:
Cabideiros — são ótimos para guardar mochilas e bolsas que são usadas todos os dias, por exemplo. Oferecem fácil acesso e acompanham a agilidade do dia a dia.
Aqui vão algumas dicas de cabideiros infantis:
O cabideiro de parede de gotas da Cadô tem um formato lúdico e ainda compõe a decoração do quarto, unindo o útil ao agradável.
Outra opção é o cabideiro de chão, perfeito para arrumar e expor as roupinhas dos seus pequenos, dando ainda um toque lúdico ao quarto!
Agora que você já sabe que o cabideiro para quarto de criança fica um charme, considere também outros itens para ajudar na organização.
Prateleiras — são essenciais para manter o quarto bem organizado. Você pode posicionar os brinquedos preferidos da criança, ou então livros e objetos de uso do dia a dia.
Guarda-brinquedos — São ótimos para deixar tudo arrumado depois da brincadeira.
2— Deixar itens importantes escondidos
Na tentativa de guardar os objetos rapidamente, muitas vezes colocamos tudo dentro dos armários e guarda-roupas. O problema é que isso faz com que itens importantes que poderiam ser usados caso estivessem visíveis o tempo todo, acabem sendo esquecidos.
Por isso, lembre-se de posicionar livros, materiais escolares, jogos e tudo que achar importante de forma que fiquem sempre visíveis e acessíveis. Isso servirá de incentivo para a criança e as chances dela usufruir dos itens expostos são bem maiores!
A acessibilidade dos itens é essencial, isso incentivará sua autonomia e independência dos pequenos. Esta é inclusive uma das vertentes do estilo montessoriano.
3 — Usar móveis engessados
Cuidado para não apostar em armários embutidos e móveis de marcenaria. Este é um erro muito comum, e apesar de muitas vezes parecer uma ótima ideia, na verdade esse tipo de mobília pode se tornar um problema no futuro.
As crianças estão sempre em movimento, e a organização de um quarto infantil varia de acordo com seu crescimento. Por isso, o ideal é optar por móveis que possam acompanhar as mudanças, sendo versáteis e de fácil mobilidade.
4 — Não posicionar os itens em locais estratégicos
Muitos não sabem, mas é possível usar a organização até para incentivar seu filho a fazer suas tarefas e deveres.
Se você quer que ele leia, por exemplo, que tal posicionar uma boa luminária perto de um cantinho da leitura ou cantinho de estudos? O uso de porta-livros acessíveis, maleáveis e lúdicos também são um incentivo.
Sempre pense na organização de forma estratégica, se possível dividindo o quarto em nichos: cantinho de estudos com uma boa mesa de atividades, cantinho de leitura, de brincadeira e de descanso.
Com um lugar específico, bem organizado e com os itens corretos para cada atividade, seus pequenos ficarão mais propensos a realizá-las espontaneamente.
5 — Desconsiderar os gostos da criança
Na hora de organizar o quarto, alguns pais optam pela praticidade de tomar todas as decisões sozinhos e acabam não considerando os gostos da criança: a real protagonista do quarto.
Usar cores muito frias, neutras, e objetos despersonalizados estão entre os erros comuns.
É sempre interessante chamar seus filhos para escolher os objetos do quarto e planejar junto com eles como seria a melhor forma de arrumar.
Assim, eles sentem que estão participando do processo, o quarto fica ainda mais com a carinha deles e eles se sentem mais confortáveis, fazendo tudo funcionar.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, e para organizar o quartinho dos seus pequenos da melhor forma, conte com a Cadô! Confira também esse artigo sobre como introduzir a organização na vida das crianças