Imagem ilustrativa do Tapete playmat para crianças, produto Cadô Design!

Brinquedoteca em casa: 7 dicas para criar um quarto infantil lúdico dos sonhos!

Brincar não tem preço. Quem teve uma infância tranquila e conseguiu se divertir bastante testando várias brincadeiras, sabe do que estou falando. 

Mais do que um simples passatempo, as brincadeiras exercem um enorme papel no desenvolvimento da criança, estimulando a memória, a criatividade, a concentração, a sociabilidade e muito mais!

Especialistas apontam que de três a cinco anos, a criança tem forte construção de identidade. Nesse processo, as brincadeiras refletem no modo de agir e pensar. Se tiver de seis a oito anos, vale apostar em atividades socioeducativas e usar elementos lúdicos como instrumento de ensino. 

Em todos os casos, a ludicidade contribui para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, fazendo-a se sentir acolhida e realizada. Por isso, os quartinhos com aquele ar gostoso de brincadeira e diversão são bastante queridos e desejados, tanto pelos pais quanto pelos pequenos.

Com nossas dicas, você vai saber como montar uma brinquedoteca em casa ou mesmo um quarto de brinquedo. 

  • Escolha um local apropriado 

O ideal é ter um cômodo especialmente para a brinquedoteca em casa, pois isso vai te dar mais espaço e liberdade para criar. Mas se não tiver, não se preocupe, porque dá pra montar um espaço lúdico no próprio quarto dos pequenos, basta imaginação, planejamento e muita criatividade!

Sua primeira preocupação deve ser em separar uma área livre no espaço que escolher. Se for no quarto da criança, escolha um canto reservado e longe da cama, para separar a hora do lazer e do descanso, sem atrapalhar o sono dela.

Procure não encher de móveis e poluir o lugar com muitos objetos. A criança precisa de um espaço livre para desenvolver as brincadeiras e poder explorar a própria criatividade. Um local com muita poluição visual acaba atrapalhando. 

Lembre-se: brincadeiras demandam espaço, então aposte em uma pegada mais minimalista — menos é mais, até quando se trata de decoração para crianças! 

Uma sugestão é usar um tapete. Um playmat é uma boa ideia, principalmente se o piso for frio. Esse simples elemento deixa o ambiente mais aconchegante e divertido.

Imagem ilustrativa do Tapete playmat para crianças, produto Cadô Design!

  • Tudo tem seu lugar e com fácil acesso

A organização externa reflete em uma harmonia interna! Sendo assim, é importante deixar o espaço lúdico bem organizado. Isso já deixa a cabecinha da criança mais tranquila e o quarto de brinquedo fica esteticamente agradável. 

E mais: é uma oportunidade de criar na criança o senso de responsabilidade e independência de uma forma divertida. Por isso, é importante que o quarto infantil seja montado pensando na criança e na acessibilidade dela. A maior parte das peças precisa estar ao seu alcance, incentivando sua independência.

Caixas aramadas e cestos de brinquedos da Cadô Design

Pensando nisso, providencie caixas aramadas, cestos e prateleiras e monte o espaço de forma que a criança tenha fácil acesso aos brinquedos e jogos. Ensine seu filho ou filha que os objetos precisam ter o seu lugar para ficar organizado. Incentive a criança a pegar e guardar no mesmo lugar — uma ação ligada a outra.

Imagem ilustrativa das prateleiras Dolls da Cadô

Nesta imagem, vemos a prateleira Dolls da Cadô, uma queridinha para as meninas, ótima para organizar bonecas.

  • Invista em uma boa mesa de atividades

A mesa é um dos itens indispensáveis na hora de montar uma brinquedoteca em casa, sendo essencial para atividades como brincar com massinha, desenhar, pintar e realizar atividades escolares. Por isso, é importante dar uma atenção a mais a esse item que será tão usado no quarto de brinquedos.

Imagem ilustrativa da Mesa infantil Mime

Escolha uma mesa que tenha a altura adequada para a criança, como a mesa infantil mime da Cadô, que ainda oferece espaço para guardar os brinquedos embaixo e tem todo um toque lúdico!

  • Esqueça a marcenaria

Se você deseja montar um espaço infantil versátil, que acompanhe o desenvolvimento da criança com o passar do tempo, esqueça a marcenaria, pois esta deixará o espaço engessado.

Opte por móveis soltos, que são versáteis, funcionais e flexíveis. Com eles, dá sempre para modificar a brinquedoteca adaptando a cada etapa do desenvolvimento da criança. 

Os móveis versáteis abrem portas para milhares de possibilidades, permitindo sempre fazer adaptações e mudar o local para se adequar às necessidades da criança, que mudam dependendo da fase. Dá pra modificar e explorar a criatividade sempre que quiser! 

  • Monte um cantinho do livro 

Em tudo na vida, o hábito é que nos leva cada vez mais perto da perfeição. Com a leitura, não é diferente. Se inserirmos o momento de ler na rotina da criança, sem dúvidas será mais fácil para ela fazer isso conforme for crescendo, desenvolvendo seu intelecto e imaginação.

Imagem ilustrativa de como ficaria um quarto com os ´porta-livros divertido Cadô

É interessante separar um cantinho exclusivo para leitura no quarto. Escolha um colchãozinho, almofada ou puff confortável para servir de cantinho da leitura. Lembra que cada coisa tem seu lugar? Aqui essa regra também vale!

Opte por porta-livros divertidos e organize um espaço harmônico e visualmente confortável. Com isso, a criança aprende que atividades intelectuais também podem ser divertidas e prazerosas.

Porta-livros divertido Cadô

  • Prefira a iluminação natural

Especialistas dizem que a luz natural pode nos deixar mais despertos e animados. E é exatamente essa luz que você deve preferir quando pensar em montar uma brinquedoteca em casa.

Durante o dia, quanto mais luz natural entrar, melhor. Deixe as janelas bem abertas para que fique tudo bem arejado e fresquinho. Fora isso, o sol é uma importante fonte de vitamina D, e seu pequeno pode aproveitar disso enquanto brinca.

É importante que o espaço também tenha luz artificial para o período da noite. Opte por luzes brancas, que são as mais indicadas para leitura e estimulam a concentração. Já as amareladas convidam ao relaxamento.

 

  • Personalize com a cara da criança 

Na hora de escolher os elementos decorativos, lembre-se de imprimir a identidade da criança: seja através de cores, de um papel de parede ou de acessórios decorativos lúdicos. É essencial que cantinho seja a cara dela, pois assim ela vai gostar de passar seu tempo ali. 

Nesse sentido, a dica da Cadô é explorar a criatividade usando o cabideiro gota, que é simples e já traz um ar super divertido ao quarto. 

Use também prateleiras com formatos lúdicos e considere colocar um papel de parede bem bonito que seja a cara do seu pequeno.

Imagem destaque da postagem sobre cantinho de estudos no quarto infantil.

Agora que você já sabe como montar uma brinquedoteca em casa, que tal dar uma olhadinha nos produtos da Cadô e ver como eles podem dar um toque mais do que lúdico e especial no quartinho do seu pequeno? Temos certeza que vai fazer toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: