Atividades domésticas por idade das crianças e como organizar

Organize com as crianças – confira o que a criança pode fazer na sua faixa etária

Nós mães somos âncoras para nossas famílias e precisamos fazer de tudo para transmitir paz e harmonia. Entretanto, muitas vezes, queremos dar conta de tudo sozinhas e aí nos sobrecarregamos, ficamos mais cansadas e estressadas e a paz da família fica comprometida.

Independente do momento em que estamos vivendo, todos em casa devem ter papéis e responsabilidades. Sendo assim, devemos atribuir às crianças pequenas cooperações, conforme sua idade. Isso poderá ajudar na rotina da casa, mas irá, principalmente, mostrar à criança que sua participação é importante, contribuindo para seu crescimento pessoal.

É necessário explicar para as crianças sobre as coisas que elas já são capazes de fazer sozinhaExemplo de criança ajudando a arrumar a cama em casa - quais atividades domésticas por idade da crianças ou com auxílio e, juntos, fazer uma lista de tarefas, atribuindo o nome do responsável por cumprir cada uma. É importante que a criança se identifique nessa lista, o simples fato de colocar o nome da criança (mesmo que ela não saiba ler ainda) faz toda diferença, por isso a importância de ser feito juntos.

Neste momento de pandemia, como todos estão em casa, recomendo que criem um momento que todos realizam as tarefas juntos, assim a criança vai entender na prática o que está acontecendo e como a participação dela é importante.

Exemplo: das 8h às 8h30 da manhã, momento de dar uma geral na casa para começarem o dia bem: todos arrumam suas camas, a criança também pode retirar as coisas da mesa enquanto a mamãe está a lavando a louça do café da manhã e o papai está retirando o lixo. Percebam que nesse exemplo, durante um mesmo período, cada um tem suas atribuições e dividem as tarefas.  Importante: Não esqueçam de tentar tornar o momento prazeroso e divertido, vocês podem colocar uma música, criarem um “grito de guerra” para começar, enfim, usem a imaginação!

Não existe idade certa para a criança começar a ajudar nas tarefas doméstica, entretanto, vou deixar aqui algumas sugestões do que as crianças podem fazer em cada faixa etária.

Tabela com algumas dicas de atividades domésticas por idade das crianças e como seu filho(a) pode ajudar em casa

 

Tabela com atividades domésticas por idade das crianças e como seu filho pode ajudar em casa

No começo é importante termos muita paciência e ajustar nossas expectativas! A implementação não acontece de modo instantâneo, vai requerer persistência e disciplina para ir despertando o interesse na criança.

Lembre-se: valorize o esforço e não simplesmente o resultado e, quando houver acidentes/erros, não julgue e tente não se alterar, simplesmente questione sobre as formas de solução. Isso será um estímulo para que eles se sintam mais confiantes e continuem ajudando.

O mais importante, além de estarmos contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, é que estaremos criando adultos melhores, educados, com responsabilidades e valores!

Entenda também como reorganizar a rotina em tempos de quarentena nesse artigo. ❤️

 

Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização infantilFoto de Rosângela Jacomin, que é Personal Organizer e Especialista em organização infantil

One Comment

  1. Amo as dicas dessa profissional maravilhosa. Ajuda sempre a tornar nosso dia com as crianças mais simples e consequentemente mais proveitoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *