Imagem ilustrativa sobre rotina criança quarentena e atividades das crianças na quarentena

Coronavírus: como reorganizar a rotina em tempos de quarentena?

Estamos vivendo dias difíceis e não sabemos como lidar direito com toda essa situação: a maioria das pessoas estão em casa, completamente perdidas. Muitas delas estão trabalhando home-office pela primeira vez.  Além disso, existem as tarefas domésticas, o preparo das refeições, a atenção à família, crianças 100% do tempo em casa e fazendo home schooling com acompanhamento das mães. Outras crianças sem atividades da escola e clamando por atenção o tempo todo, além do medo e da tensão a qual estamos expostos … enfim, um cenário desafiador para todas as famílias.

Em meio a todo esse momento de caos, a boa notícia é que temos muito aprendizado, somos convidados a olhar mais para nossa família, para nossos filhos e para nós mesmas e, mais do que nunca, a organização se faz necessária, tanto para a organização física da nossa casa como para nos organizarmos mentalmente e espiritualmente.

A nossa casa é o nosso porto seguro e manter o mínimo de organização é essencial para que tudo funcione. Não estou falando que devemos ter uma casa de “capa de revista”, mas sim de organização funcional, com vida, onde cada coisa tem seu espaço e após os momentos de bagunça as coisas retornam facilmente para seus locais de origem.

E neste momento, você deve estar se perguntando como fazer isso, então preparei aqui algumas dicas de como organizar a rotina das crianças em tempos de Coronavírus para te ajudar:

Criando uma rotina em casa

Com a suspensão das aulas por conta do Coronavírus, os pais terão um grande desafio dentro de casa: criar uma rotina de estudos para as crianças. Além disso, é o momento ideal para estreitar laços com os pequenos. É importante reforçar para eles que não é férias!

Exemplo de atividade para criança na quarentena - rotina criança quarentena

No artigo anterior do blog, explico como a rotina é essencial em todos os momentos da vida. Nesse momento, a rotina a ser definida é diferente da habitual, mas igualmente necessária. E como organizar atividades das crianças na quarentena provocada pela Covid-19?

  1. É importante definir em que momento serão realizadas as atividades como estudar, brincar, realizar as refeições, etc… Novamente: rotina de criança na quarentena não é horário, mas sim uma sequência de atividades que guiam o nosso dia.
  2. Tente definir um local onde você ou seu esposo / companheiro irão trabalhar e, também um local onde as crianças farão as atividades da escola. É importante as crianças terem esse espaço definido. Separe também um espaço onde os materiais escolares estarão organizados – sob responsabilidade da criança.
  3. Envolva as crianças nas tarefas domésticas…. muitos pais não têm paciência de deixar os filhos participarem ou não acham necessário…. eu digo que esse é o maior erro que os pais cometem, pois estão poupando as crianças de muitos aprendizados e de desenvolverem muitas habilidades. Deixem que as crianças participem, do jeito delas, mas claro com orientação e paciência.
    Delegue também algumas tarefas da casa para as crianças. Elas podem participar desde cedo.
  4. Em relação às atividades domésticas, faça um planejamento do que você vai fazer em cada da semana: Exemplo:
    – Domingo ou segunda-feira: deixar alguns alimentos preparados para o consumo na semana, preparar refeições que possam ser congeladas, etc..
    – Terça-feira: lavar as roupas da família.
  5. Nunca deixe para depois o que você pode fazer no momento, exemplos:
    – Ao levantar arrume a cama
    – Após as refeições já lave as louças
    – Oriente e lembrem as crianças para guardarem os brinquedos assim que começarem novas brincadeiras.
    – Antes de dormir, reserve 15 minutos e “deem uma geral” na casa, retornando para os seus devidos lugares os objetos que ainda ficaram espalhados.
  6. Aproveitem esse momento para organizar pequenos espaços na casa e envolva também as crianças nessa organização de forma lúdica. Vocês podem organizar os brinquedos, gaveta de roupas, livros. Que tal organizar as fotos e documentos, compartilhando momentos e trazendo à memória aquilo que nos traz esperança, ameniza os fatos e enche nossos corações de alegria?

Por meio da organização somos levados a ter uma vida mais harmônica, saudável e cheia de momentos prazerosos em família.

Precisamos estar bem para deixar fluir as energias positivas.? Paciência, calma, organização e serenidade para decidirmos o que de fato é importante para este momento na vida!

Perceberam que é totalmente possível ter uma boa rotina da criança na quarentena por causa desse novo coronavírus?

Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização infantilFoto de Rosângela Jacomin, que é Personal Organizer e Especialista em organização infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: