Ilustração para 5 passos de organização e melhorar a rotina de crianças

5 passos para introduzir a organização na vida das crianças.

A organização é algo que precisamos para vida. 

Sem organização ficamos perdidos, frustrados, inseguros e piortransmitimos tudo isso para nossas crianças.  

As crianças são inteligentes, observadoras e reagem de acordo com o que veem e aprendem, portanto, enquanto pais e mães precisamos prestar atenção na mensagem, mesmo que indireta, que estamos transmitindo para a criança 

Não é fácil, não somos perfeitos, mas, por outro lado existem muitas coisas que podemos trabalhar no nosso dia a dia para melhorar nossa vida e a vida das crianças 

Imaginem essa situação: 

Hora de ir para escola, seus filhos têm entre 4 e 8 anos de idade e, independente do horário em que estudam, algumas atividades precisam acontecer em qualquer casa: tomar banho, escovar os dentes, colocar o uniforme, se alimentar, preparar o lanche, dentre outras coisas…. percebam quantas tarefas precisamos executar antes que a ação de ir para a escola aconteça??  

Neste momento, começa a confusão: 

  • o filho (a) enrola para tomar banho ou vestir a roupa; 
  • consequentemente, o tempo da escovação do dente já ficou comprometido; 
  • você precisa falar várias vezes para que as coisas aconteçam; 
  • você vai preparar o lanche e percebe que não tem fruta para enviar na lancheira; 
  • o tempo está correndo e você foi pegar o uniforme, mas percebe que a camiseta está rasgada; 
  • seu filho(a) não consegue fazer tudo sozinho(a) e precisa da sua ajuda, mas você tem outras tarefas para fazer naquele momento e, fica nervosa por que não dará tempo de saírem no horário ideal. 

Eu poderia ficar aqui listando muuuitas situações e, eu tenho certeza que você se identificou com algumas situações que relatei acima, o fato é, diante de todas essas situações sua vida provavelmente está bem difícil. 

Mas, não se desespere…. tenho uma ótima notícia, esse cenário pode melhorar por meio da organização.  

Existem alguns passos que eu vou contar aquipara que vocês possam introduzir a organização na vida das crianças logo na primeira infância.  

Por que falo da primeira infância??  

Pois é na primeira infância que a criança está na sua melhor fase de descobertas e aprendizados e, é nesta fase que estimulamos o desenvolvimento de hábitos, o raciocínio, a contribuição e atenção. 

Ahhh, então quer dizer que depois dos 7 / 8 anos a criança não aprende mais, não é isso, pelo contrário, sempre é tempo de aprender e ensinar, apenas precisaremos ter um pouco mais de paciência para que os novos hábitos sejam incorporados.  

Então, vamos aos passos: 

Passo 1- Defina a sua rotina 

Escreva como é a sua rotina, pense nas atividades recorrentes que você precisa fazer durante os dias e escreva, mencione e determine o tempo gasto para realizar cada uma delas.  

O conhecimento é o fator mais importante quando falamos da rotina de criança. Muitas pessoas, constroem rotinas e não conseguem cumprir pelo simples fato de subestimarem o tempo.  

A rotina não precisa ser engessada, é normal aparecerem coisas que não estão na rotina, entretanto a rotina serve como apoio para que você não se perca no tempo, trata-se de uma sequência de atividades que auxiliam na execução do deve ser feito diariamente.  

Passo 2– Desenhe / Defina junto com a sua criança a rotina dele (a).  

Ilustração sobre como criar rotina para crianças de 5 anos, 4 anos, 3 anos e mais

Importante que a criança participe desse momento de criação da rotinapois é neste momento que você conseguirá o comprometimento delas. 

Quando falamos de rotina para crianças não adianta apenas escrevermos, até porque muitas crianças pequenas não conseguem ler. Minha sugestão é que além de fazer a rotina junto com a criança, você faça de uma forma lúdica com pinturas, desenhos e colagens.  

A rotina na vida das crianças representa previsibilidade, segurança e organização. Quando ela sabe o que vai acontecer durante o dia, a ansiedade é eliminada sendo possível trabalhar a confiança e autonomia.

Sem sombras de dúvidas, elaborar rotina para crianças de 4 anos, 5 anos, 6 anos e qualquer outra idade é fundamental para saber desde cedo organizar o tempo das crianças de maneira saudável e produtiva nas variadas atividades.

Passo 3 – Valide e o entendimento de todos em relação ao que tem que ser feito e ensine seu filho a usar esse instrumento(rotina). 

Quando realizamos uma escuta ativa, temos a oportunidade de ajustar o que não está dando certo e, dessa forma, ir melhorando o dia a dia para todos. 

Com as rotinas bem definidas, escritas ou desenhadas, aprenda e ensine seu filho a usar esse poderoso instrumento, ou seja, explique para ele por que criaram essa rotina juntos e diga o quanto ela é importante para orientar a criança. Além disso, a rotina serve como um apoio em vários momentos, como por exemplo, na hora do banho.  A criança já sabe que após determinada atividade será a hora do banho e, a mãe pode recorrer à rotina para apoiar, dizendo: “está na hora do banho” e, a criança neste momento pode ignorar, ai a mãe pode complementar: “vamos olhar a sua rotina” ou “dê uma olhada na sua rotina para conferir o que deve fazer após o jantar” 

Passo 4- Delegue algumas atividades e atribua responsabilidades de acordo com a idade dos seus filhos (as).  

Muitas vezes queremos poupar as crianças das tarefas domésticas e este talvez seja um dos maiores erros dos pais. As crianças podem e devem contribuir com algumas atividades de casa. Atividades simples como: colocar a mesa, retirar o prato, dobrar o pijama, colocar os sapatos no lugar, guardar os brinquedos, devem ser ensinadas e “cobradas” diariamente, até que se torne um hábito e eles começarão a fazer isso espontaneamente. Exemplo de como organizar e criar rotina para crianças de maneira saudável.

Passo 5 – Aceite que nem tudo sairá perfeito  

Muitas vezes as mães criam uma expectativa muito alta em relação a um determinado comportamento do filho e , quando esse nível não é alcançado, chega à frustação. Importante saber dosar, entender que são crianças, que tudo tem seu tempo e que o aperfeiçoamento vem da prática. 

A organização é necessária para somar e para deixar o dia-a-dia mais leve e mais tranquilo. 

Por meio da organização, podemos criar momentos de conexão e ajudar nossos filhos(as) a desenvolverem habilidades motoras e emocionais que os ajudarão em todo o processo de aprendizagem. 

Aproveite para ler também as nossas dicas de como organizar e guardar brinquedos e assim manter a ordem

Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização infantilFoto de Rosângela Jacomin, que é Personal Organizer e Especialista em organização infantil
rosangela.jacomin@gmail.com 
https://www.instagram.com/organizenow_oficial/
https://www.facebook.com/Organizenowoficial 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *