Imagem ilustrativa de um quarto infantil no estilo escandinavo

Decoração escandinava: aprenda a montar um quarto infantil no estilo nórdico!

Decorar o quarto dos pequenos nem sempre é uma atividade tão simples. Isso porque toda mãe quer oferecer o melhor aos filhos, não é mesmo? E o cantinho deles, principalmente na época da infância, é um ambiente muito importante para sua formação, desenvolvimento e construção da própria individualidade.

Tudo que as mamães e papais querem é criar um ambiente aconchegante para que seu pequeno se sinta seguro, feliz e confortável. Nesse sentido, a decoração escolhida pode ser uma grande aliada na hora de atingir esse objetivo. 

Existem diversas formas de decorar quarto infantil, mas neste artigo vamos lhe ensinar sobre a decoração escandinava, um estilo que encanta pela beleza da simplicidade e nos convida a admirar a riqueza dos detalhes. 

O design escandinavo busca referências na Europa do século XX, em uma região chamada Escandinávia, composta pela Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Sendo assim, o estilo escandinavo é guiado por características nórdicas,  trazendo um tom rústico, frio e totalmente conectado com aspectos da natureza, com forte presença de itens de artesanato e construções que transmitem a ideia de simplicidade e aconchego.

É um tipo de decoração que foge do tradicional, mas talvez seja tão encantadora justamente por isso. Se você ama um quartinho bem organizado, que dá aquela sensação maravilhosa de leveza, frescor e bem-estar, acompanhe abaixo os tópicos que preparamos com as principais características dessa decoração para você montar o quarto escandinavo dos sonhos para seus amados! 

Características da decoração estilo escandinava

  • Cores

Em um quarto escandinavo, a cor branca domina o ambiente, sendo a mais predominante. Isto remete à neve e ao frio, características marcantes dos invernos prolongados da região da Escandinávia.

Basicamente, a paleta de cores da decoração escandinava é composta por branco, bege, cinza e preto. Assim, a dica da Cadô Design é:  Aposte no branco como cor de base nas paredes e até na escolha de alguns móveis.

Mas não para por aí; o segredo do design escandinavo é brincar com uma pitada de cor mais forte aqui e acolá, o que cria um contraste muito interessante: é como se fosse a cereja do bolo! 

Imagem ilustrativa do design escandinavo, com diferentes tons de cinza e o preto do cabideiro gota de chuva proporcionando um contraste.

Na imagem, a pintura do quarto usa diferentes tons de cinza, e o preto do cabideiro gota de chuva dá um contraste único, além de ser um ótimo item decorativo. 

Imagem de uma parede seguindo as tendências escandinavas, com contraste nas gotas de chuva, item vendido pela Cadô Design.

Perceba como, nesse caso acima, os detalhes em vermelho, amarelo e verde dão uma quebrada nas cores neutras. A ideia é justamente essa: apenas quebrar um pouco, mas tomando muito cuidado para não ultrapassar o limite e acabar exagerando. 

É legal perceber que o quarto estilo escandinavo não faz distinção por gênero, ou seja, é ideal tanto para menininhas quanto para menininhos. Pode ser também uma solução para irmãos de gêneros opostos que dividem o mesmo quarto.

  • Itens decorativos

Escolher os objetos decorativos do quarto estilo escandinavo é uma das partes mais bacanas do processo. Quem gosta de artesanato, natureza e tudo que compõe um conceito rústico e ainda lembre a vida na natureza selvagem, vai se deslumbrar. 

A ideia é montar o cantinho do seu filho ou filha como se fosse sua cabaninha. Então reúna tudo que ele ou ela gosta e monte de um jeito que seja acessível a eles, como se eles mesmos tivessem construído aquilo. Sendo assim, deixe quadros apoiados no chão, use prateleiras de apoio, adesivos, luminárias, bichinhos de pelúcia (se for de animais da montanha, ainda melhor), imagens relacionadas a paisagens nórdicas, como lagos, florestas, entre outros. 

Imagem de exemplo de um quarto escandinavo, com a base do quarto sendo branca e os elementos claros e lúdicos
imagem @wilsondorigon @mimidorigon

Perceba como, neste caso acima, a base é branca e os elementos são claros e lúdicos.

O design escandinavo obedece a tendências minimalistas, comprovando a ideia de que menos, muitas vezes, é mais. Isso ajuda a valorizar o espaço e facilita a organização. Sendo assim, utilize poucos objetos, mas cada um deles valorizado principalmente pelo design, que costuma ser divertido, lúdico ou manual.

Imagem ilustrativa de um modelo de quarto seguindo o estilo escandinavo, com veado pendurado na parede e a luminária de cílios.

A luminária de cílios tem design simples e divertido e por ser dimerizável (pode-se ajustar a intensidade da luz) é muito funcional. Ela é ótima para deixar o quarto mais bonito e ainda auxiliar na hora do sono, já que dá mais segurança para criança na hora de dormir. Bichinhos de pelúcia, como o de veado pendurado na parede também combina muito!

Imagem onde o ambiente é clean e contrasta o preto com o branco, criando um espaço lúdico e interessante

Na composição acima, o ambiente é clean e o contraste do preto com o branco cria um espaço lúdico e interessante, assim como a prateleira círculo, que é muito útil e serve também como um excelente item decorativo.

Imagem ilustrativa de um quarto utilizando acessórios de parede que visam trazer personalidade a criança.

É legal que as frases, adesivos, quadros e acessórios de parede utilizados na decoração do quarto traduzam a personalidade do seu pequeno ou sua pequena. Perceba na imagem o detalhe do suporte para vaso em macramê, um item artesanal com planta que traz frescor ao ambiente. No estilo escandinavo, é válido usar algumas plantinhas, já que elas fazem referência à natureza. 

Além disso, é um conceito importante do design escandinavo que a pessoa desenvolva sua autonomia. Faz parte da cultura da região da Escandinávia que a criança possa brincar e se desenvolver com independência desde cedo, inclusive já começando a ajudar em casa.

Assim, os itens que compõem o quarto devem estar ao alcance da criança, como é o caso das caixas aramadas representadas na imagem acima, que possuem um toque artesanal, além de serem acessíveis e estimularem a criança a guardar os brinquedos sozinha.  Temos um textinho falando só sobre todas as utilidades e usos do aramado para decoração, confira!

  • Mobília 

O quarto escandinavo é composto por peças soltas e móveis versáteis, que podem ser facilmente movidos, adaptáveis para trocar de posição ou ambiente de acordo com as necessidades de cada momento. 

Móveis embutidos e marcenaria planejada estão fora de cogitação, pois a ideia é que a criança tenha sempre autonomia para personalizar seu cantinho, além do fato de que, dessa forma, os móveis não se perdem no caso de mudança, por exemplo.

Imagem ilustrativa de um modelo de quarto infantil escandinavo utilizando a mesa infantil Mime, produto da Cadô Design, como suporte para objetos.

De forma geral, os móveis são de madeira clara e o estilo é ortogonal, valorizando linhas retas e a geometria. O piso também costuma ser de madeira ou feito a partir de materiais rústicos.

Quando for escolher as peças que farão parte do quarto infantil escandinavo, aproveite para formar composições lúdicas e aposte em materiais que lembrem a natureza. Assim, seu filho ou filha vai ter a sensação de estar sempre em lugar leve e divertido. Mas lembre-se de escolher móveis baixos e seguros, adaptados para crianças.

Tenha em mente que você deve priorizar peças úteis para o dia a dia e não apenas para preencher espaços em branco. A mesa infantil mime na imagem acima, por exemplo, além de servir como suporte para objetos também é uma ótima maneira de manter o quarto organizado, pois ela também pode ser usada para guardar brinquedos.  

  • Tecidos e materiais

Os tecidos mais usados na decoração escandinava infantil são aqueles com base de algodão, bem como bordados bem acabados, rendas delicadas, lã, linho e sarjo, buscando sempre materiais mais próximos ao natural.

Imagem ilustrativa de um ambiente focado no branco, mostrando como a Prateleira Wave Branca sobre a parede branca remete ao conceito do design escandinavo.

Na imagem acima, a prateleira wave branca sobre a parede branca remete ao conceito do design escandinavo que valoriza a predominância da cor branca, e seu acabamento em forma de onda traz um ar lúdico ao ambiente. A coberta de lã e o tapete de linho presentes na imagem são uma composição que combinam com a decoração escandinava infantil.

E aí, tudo certo para apostar nessa tendência?

Vimos que a decoração estilo escandinavo zela muito pela praticidade e funcionalidade, tudo isso sem deixar de ser incrível, mesmo em meio à simplicidade. O estilo traz muitas vantagens, principalmente por facilitar a limpeza e a organização.

Esse tipo de decoração deixa sempre aquela sensação de ambiente clean, o que é ótimo para estimular a criatividade das crianças e fugir da poluição visual que pode causar dores de cabeça e até atrapalhar os estudos. 

E aí, você também se apaixonou? Que tal começar a montar o quarto nórdico dos sonhos? Chegou a sua vez de montar quarto escandinavo para seus filhos e filhas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *