5 dicas para entrar no clima de Páscoa e transmitir bons valores a seus filhos

A Páscoa está chegando e nem sempre temos tempo de entrar no clima para esse dia especial. Acontece que para nós, pais, é preciso refletir sobre qual mensagem queremos que nossos filhos absorvam sobre a Páscoa: a mensagem consumista, de ovos grandes e caros, ditada pelo mundo lá fora ou uma imagem com mais afeto e mais próxima do verdadeiro significado da Páscoa?!

Se você também busca transmitir uma mensagem mais afetiva, vamos dividir com você 5 dicas para entrar no clima de Páscoa em família:

  1. Faça uma decoração junto com a criança. Pode usar o que você já tem ou produzir algo com a ajuda dos pequenos. Deixe-os opinar onde pendurar/ colocar, qual fita ou qual papel usar, etc.
    Aqui lhe damos algumas ideias.
  1. Conversem com seu filho sobre o significado da Páscoa, contando um pouco sobre Jesus, a ressurreição e a relação com coelhos e ovos. Você pode usar suas próprias palavras e/ou ler um livrinho infantil com o tema para ajudar. Depois pode expor o livro junto com a decoração para lembrar do verdadeiro sentido dela.

  1. Que tal produzirem as lembrancinhas juntos? Muitas famílias presenteiam professores, avós, priminhos e amigos com lembrancinhas de Páscoa. Ao invés de comprar algo totalmente pronto, envolva as crianças na produção. Pode tanto “produzir” o chocolate, derretendo barras em fôrmas de coelho, ovinhos ou cenoura; ou simplesmente colocar bombons em embalagens do tema também feitas por vocês ou não. O importante é envolver a criança no processo, ela ficará muito feliz ao presentear alguém com sua produção.

 

  1. Nos dias que antecedem e também no próprio dia de Páscoa, busque fazer com as crianças atividades como colorir desenhos do tema, pintar casca de ovos, etc. Na internet há muuuitas atividades para imprimir. Ah, não se esqueça de preparar o “ninho” para quando o coelho chegar.
  1. Quando o dia chegar, não poupe as energias para acordar mais cedo, fazer pegadinhas de tinta guachi, colocar os ovos no ninho e fazer aquela cara de surpresa quando as crianças os acharem! Sim, aqui vale um ovo comprado, afinal seu filho faz parte do mundo e não vai querer ficar de fora dessa tentação que são os ovos que vemos no comércio. Mas não exagere, ok?! Coelho também deve ter senso de valores e quantidades, afinal ele sempre tem muitos filhotes para educar.

Lógico que as dicas aqui devem ser adaptadas de acordo com a idade de seus filhos. O importante é mostrar para eles os valores que estão dentro de casa.

Vamos conseguir um tempinho para construir e desfrutar desses momentos que serão para sempre lembrados e que irão moldar os valores que seus filhos levarão para a vida?!

 

Atora: Isabela Figueiró Martini, arquiteta, sócia da Cadô e mãe da Clarisse e da Cecília💛.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *