Como montar um quarto infantil versátil

A sensação que temos é que a vida está cada vez mais dinâmica. As coisas mudam rapidamente: as notícias, a moda, as ideias, nosso estilo de vida, nós mesmos e até nossos filhos, que parecem crescer mais rápido do que nunca! Assim precisamos que nossas casas acompanhem essas mudanças e atendam a cada fase de nossas vidas. E a tendência é que elas mudem sem a necessidade de desfazer de tudo que temos e comprar tudo de novo.

É comum mães de primeira viagem investir em um quarto “engessado” para o bebê que vai chegar. Quando vão montar o quarto do segundo filho, elas percebem que precisam de um quarto que permita mudanças, pois em pouco tempo o berço tem que dar lugar à caminha, é preciso guardar brinquedos onde estava aquele trocador lindo… e não para por aí, afinal, a criançada não para de crescer.

Então, como montar ou projetar um quarto infantil versátil?

A primeira dica é evitar aquela marcenaria embutida, fixa ou pesada, pois ela vai dificultar as mudanças. Se contratou um arquiteto e ele projetou marcenaria fixa além do armário, peça para ver a projeção do uso para bebê, para uma criança de 2 anos, de 6 anos e de 12 anos. Os arquitetos e decoradores desenvolvem ótimos projetos com longas projeções.

A segunda dica é escolher um mobiliário versátil. O simples fato de o móvel ser mais leve e permitir a mudança de local possibilita a flexibilidade do ambiente. Além disso, o mercado de mobiliário infantil, seguindo uma tendência mundial, está oferecendo cada vez mais peças mutáveis e multifuncionais.

Alguns exemplos são berços que se transformam em mini camas, ou ainda cama infantil que permite alterações simples na sua montagem de forma que acompanhe o crescimento da criança. Ou seja, uma mesma cama pode servir de cama babá, cama com protetores para a primeira infância, cama sem protetores para todas as demais idades e sofazinho.

com proteção lateral / sem proteção / sofazinho

Outro exemplo é a mesa lateral para apoiar alguns itens do bebê, que pode, mais tarde, virar a mesinha de atividades apenas trocando o tampo. Vale também muda-la para a sala e torna-la uma moderna mesinha de apoio.

tampo mesa lateral / tampo mesa infantil

E que tal se o criado mudo do quarto do bebê virar uma estante para brinquedos e mais tarde ainda uma charmosa mesinha de centro? Que possa ir do quarto da criança para a sala da mamãe sem perder o charme!?

Assim, para dar cara nova aos ambientes, basta mudar alguns itens como as cores ou o adesivo da parede, alguns detalhes da decoração ou a disposição dos móveis e manter os móveis principais, que já foram projetados para se adaptar às várias mudanças.

Portanto invista em móveis de qualidade, modernos, versáteis e que não se restrinjam a uma faixa etária muito estreita.

Vamos projetar hoje pensando no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *